Planejamento Estratégico
Definição clara do negócio da Empresa, seus produtos, clientes internos / externos, insumos, fornecedores internos / externos, máquinas, equipamentos e pessoas. Objetivo é focalizar o negócio, buscando o foco do foco, para se definir claramente, o que se faz e o que não se faz (para evitar a dispersão).
Análise da estrutura organizacional;
Revisão/validação dos fundamentos da organização – Missão, Visão, Crenças e Valores;
Análise da conjuntura – Principais fatores do momento que impactam diretamente o negócio do ponto de vista econômico, político, tecnológico, legal, social, demográfico, ambiental, cultural e de logística/infra-estrutura;
Cenários – Projeções sobre aquilo que o futuro poderia vir a ser para o negócio no curto, médio e longo prazo;
Análise dos concorrentes, nas dimensões qualidade, preço, atendimento e marketing.
Olhando para o mercado – Para fora da Organização – Ameaças e oportunidades
Olhando para dentro da Organização – Forças e fraquezas
Análise da matriz de ameaças, oportunidades, forças e fraquezas, para determinação dos fatores críticos para o sucesso ou para o fracasso do negócio.
Políticas Gerais do negócio
Diretrizes específicas para o negócio nas dimensões: financeira, clientes, processos e aprendizagem e crescimento da organização;
Objetivos (alvos estratégicos)