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CCQ – Círculos de Controle de Qualidade

Círculo de controle de qualidade é um pequeno grupo de funcionários que voluntariamente se une para conduzir atividades de controles de qualidade dentro da mesma área de trabalho. A motivação básica do CCQ é a participação.

Treinados da mesma maneira, com a compreensão da filosofia empresarial e os mesmos objetivos eles tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência especialmente no que se refere á qualidade dos processos produtos ou do seu trabalho.

O ideal é que cada CCQ tenha no mínimo três e no máximo sete membros. Todas as decisões dos círculos são tomadas em conjunto, através de consenso.

Essas equipes são voluntárias e tem funcionamento por tempo indeterminado, o que facilita a criação de ambientes de aprendizagem por toda a empresa e por toda a vida. Tais equipes propiciam a satisfação de algumas necessidades sociais, de estima e de auto­realização dos trabalhadores.

Os propósitos fundamentais do CCQ são:

  • Contribuir para melhoria e desenvolvimento da empresa.
  • Respeitar a natureza humana, construir um local de trabalho alegre e brilhante no qual valha a pena viver.
  • Desenvolver as possibilidades infinitas de capacidade mental humana e permitir sua aplicação.
  • Aumentar a motivação e autorrealização dos funcionários, através da oportunidade participação na solução dos problemas da empresa.
  • Concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de autocontrole e prevenção de falhas.
  • Garantir a qualidade do produto.
  • Conseguir novas idéias.
  • Aumentar a produtividade do trabalho.
  • Reduzir custos e diminuir perdas.
  • Melhorar a comunicação e o relacionamento humano, tanto no sentido horizontal quanto vertical. Aplicação do CCQ no contexto JIT/STP

Problemas que podem ser solucionados:

  • Melhoria de qualidade.
  • Melhoria de produtividade.
  • Redução de custos.
  • Ambiente físico de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, limpeza, ruído, etc.
  • Racionalização dos processos de fabricação.
  • Condições de trabalho.
  • Segurança do trabalho.
  • Problemas em áreas administrativas.
  • Análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos.
  • Desenvolvimento e integração de funcionários.

O CCQ é importante para a promoção da saúde e da prosperidade da empresa; é importante para que o trabalhador seja produtivo e realizado; enfim, contém grande potencial de contribuir para a transformações sociais, ajudando a preparar o trabalhador da era do conhecimento.

Entre os programas participativos o CCQ teve a melhor difusão e aceitação nas empresas.
A operacionalização do programa não exige nenhum investimento maior e não altera a estrutura formal da empresa.
É aplicável a qualquer tipo de empresa sendo utilizado com bastante sucesso.

Passos para Implantação

Antes da implantação de CCQ faz-se necessário realizar um longo trabalho de preparação, motivando a todos os envolvidos, desde diretores e seus altos gerentes até colaboradores, treinando-os com métodos, conceitos de qualidade, assegurada a análise de problemas a fim de que entendam todo o processo. Em uma empresa depende do seu porte, para se definir a forma de implantação, para tanto deve-se seguir um plano geral que normalmente inclui:

  • Campanha motivacional através de palestras, filmes, debates, literaturas sobre o tema;
  • Treinamento, visando identificar os principais objetivos e a técnica para a solução de problemas;
  • Formação de grupos utilizando as técnicas de Brainstorming;
  • Nomeação de líderes e definir os nomes de cada grupo;
  • Proceder as reuniões de entrosamento entre os membros;
  • Definição dos temas que cada grupo irá trabalhar;
  • Elaboração de um cronograma de atividades;
  • Acompanhamento do coordenador