CCQ – Círculos de Controle de Qualidade
Círculo de controle de qualidade é um pequeno grupo de funcionários que voluntariamente se une para conduzir atividades de controles de qualidade dentro da mesma área de trabalho. A motivação básica do CCQ é a participação.
Treinados da mesma maneira, com a compreensão da filosofia empresarial e os mesmos objetivos eles tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência especialmente no que se refere á qualidade dos processos produtos ou do seu trabalho.
O ideal é que cada CCQ tenha no mínimo três e no máximo sete membros. Todas as decisões dos círculos são tomadas em conjunto, através de consenso.
Essas equipes são voluntárias e tem funcionamento por tempo indeterminado, o que facilita a criação de ambientes de aprendizagem por toda a empresa e por toda a vida. Tais equipes propiciam a satisfação de algumas necessidades sociais, de estima e de autorealização dos trabalhadores.
Os propósitos fundamentais do CCQ são:
- Contribuir para melhoria e desenvolvimento da empresa.
- Respeitar a natureza humana, construir um local de trabalho alegre e brilhante no qual valha a pena viver.
- Desenvolver as possibilidades infinitas de capacidade mental humana e permitir sua aplicação.
- Aumentar a motivação e autorrealização dos funcionários, através da oportunidade participação na solução dos problemas da empresa.
- Concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de autocontrole e prevenção de falhas.
- Garantir a qualidade do produto.
- Conseguir novas idéias.
- Aumentar a produtividade do trabalho.
- Reduzir custos e diminuir perdas.
- Melhorar a comunicação e o relacionamento humano, tanto no sentido horizontal quanto vertical. Aplicação do CCQ no contexto JIT/STP
Problemas que podem ser solucionados:
- Melhoria de qualidade.
- Melhoria de produtividade.
- Redução de custos.
- Ambiente físico de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, limpeza, ruído, etc.
- Racionalização dos processos de fabricação.
- Condições de trabalho.
- Segurança do trabalho.
- Problemas em áreas administrativas.
- Análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos.
- Desenvolvimento e integração de funcionários.
O CCQ é importante para a promoção da saúde e da prosperidade da empresa; é importante para que o trabalhador seja produtivo e realizado; enfim, contém grande potencial de contribuir para a transformações sociais, ajudando a preparar o trabalhador da era do conhecimento.
Entre os programas participativos o CCQ teve a melhor difusão e aceitação nas empresas.
A operacionalização do programa não exige nenhum investimento maior e não altera a estrutura formal da empresa.
É aplicável a qualquer tipo de empresa sendo utilizado com bastante sucesso.
Passos para Implantação
Antes da implantação de CCQ faz-se necessário realizar um longo trabalho de preparação, motivando a todos os envolvidos, desde diretores e seus altos gerentes até colaboradores, treinando-os com métodos, conceitos de qualidade, assegurada a análise de problemas a fim de que entendam todo o processo. Em uma empresa depende do seu porte, para se definir a forma de implantação, para tanto deve-se seguir um plano geral que normalmente inclui:
- Campanha motivacional através de palestras, filmes, debates, literaturas sobre o tema;
- Treinamento, visando identificar os principais objetivos e a técnica para a solução de problemas;
- Formação de grupos utilizando as técnicas de Brainstorming;
- Nomeação de líderes e definir os nomes de cada grupo;
- Proceder as reuniões de entrosamento entre os membros;
- Definição dos temas que cada grupo irá trabalhar;
- Elaboração de um cronograma de atividades;
- Acompanhamento do coordenador